CASOS DE SUCESSO
ABANCA é uma instituição financeira espanhola, sediada na Galiza, que atua em Portugal, onde se destaca pelo seu crescimento robusto e diversificação de serviços.
Com clientes particulares e empresariais em Portugal, o ABANCA oferece produtos financeiros diversos, como serviços de câmbio, contas correntes, empréstimos pessoais e hipotecários e cartões de crédito e débito.
Em Portugal, a instituição conta com 70 balcões e cerca de 500 profissionais, servindo aproximadamente 79.000 clientes.
Perante os atuais desafios que os bancos enfrentam na concessão de crédito a novos clientes, como o aumento de tentativas de fraude, a parceria com a hAPI tem-se mostrado essencial para superar esses obstáculos
Implementação
A parceria entre o ABANCA e a hAPI começou em Novembro de 2023 com o objetivo de agilizar e aumentar o número de processos de concessão de crédito e de combater a fraude. Depois de uma análise das necessidades, a hAPI traçou um plano personalizado para um número limitado de agências do ABANCA e avançou com uma Prova de Conceito (POC) que durou 5 meses. A hAPI garantiu suporte contínuo e reuniões regulares de acompanhamento rigoroso das operações e resultados do ABANCA, bem como das agências envolvidas.
Solução
A tecnologia da hAPI tem vindo a agilizar os processos de crédito no ABANCA, recolhendo em segundos as informações e suporte documental necessário à decisão de crédito.
Segundo Guilherme Guerreiro, PMO do Projeto a hAPI trata-se de ‘uma ferramenta poderosa, que nos permite obter informação de forma fidedigna diretamente das fontes respetivas oficiais, sem possibilidade de adulteração a posteriori.’
Testemunhos do Cliente
‘Com a hAPI conseguimos compilar grande parte da informação relevante e mitigar o risco de fraude de forma significativa, através dos portais do Governo. Este processo torna a análise e aprovação de crédito mais célere, resultando numa maior satisfação dos nossos clientes.”
João Iria, Branch Manager Agência de Faro
‘A tecnologia da hAPI é bastante user-friendly. Tem-nos permitido de forma instantânea, descomplicada e fidedigna ter acesso aos principais elementos de análise de crédito. É um excelente recurso para acelerar processos, obter aprovações e aumentar o ritmo das formalizações.’
Gonçalo Trindade, Branch Manager Agência das Amoreiras
+23% de propostas de crédito
Desde os primeiros meses de implementação, o ABANCA aumentou em 23% o número de propostas de crédito em análise, reduzindo em simultâneo os processos em incumprimento, explica Inês Goulão, Gestora de Projeto. Este avanço tecnológico melhorou assim a eficiência operacional e a satisfação dos clientes do ABANCA.
Conclusão
A parceria com o ABANCA tem sido um grande sucesso para a hAPI. Passados 5 meses de POC alargámos a nossa tecnologia a toda a rede nacional ABANCA.
É gratificante ver como o ABANCA conseguiu impulsionar o crescimento do seu negócio e fortalecer a relação com os seus clientes através da nossa tecnologia inovadora.
Acreditamos que o sucesso alcançado deve-se à dedicação mútua e à capacidade de adaptação às necessidades do mercado. Continuamos empenhados em proporcionar soluções que façam a diferença e estamos entusiasmados com o futuro desta parceria.
‘É altamente compensador testemunhar e assistir à “banca tradicional” a inovar sem medos e com determinação’
Rita Melo Pinto
Business Developer @ hAPI